
Ciúmes é um sentimento difícil de definir, mas fácil de ser sentido.
Alguns dizem que ele se faz necessário em todo relacionamento.
Pergunta que não quer calar: Quem NUNCA sentiu ciúmes?
Há pessoas que acrescentam que esse sentimento seria o tempero do amor...a pitadinha que incrementa e deixa o interesse aceso.
Quantas vezes vemos alguém reclamando de ciúmes excessivo ou mesmo preocupado com a falta de ciúmes? Esse sentimento parece servir como medida de segurança na relação.
"Ciuminhos" é normal, mas SEMPRE vir a tona esse tipo de reação...aí SIM...pode-se chamar de "doentio". Este, por sua vez, "sufoca" qualquer um.
E LEMBREMOS, não digo apenas de ciúmes de amor. E UFA! não ando passando por esses problemas, mas falo de qualquer ciúme. Um exemplo clássico é ciúme de sogra.
Lá vai umas frases sobre o tema:
"O ciúme é mistura explosiva de amor, ódio, avareza e orgulho." (Alfonso Karr)
"O ciúme, o receio de deixar, o medo de ser deixado são as dores inseparáveis do declínio do amor." (François de La Rochefoucauld)
"Que vida de inferno é a vida do ciumento! Antes não amar do que amar desse modo." (Paolo Mantegazza)
"De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento e nada serve de remédio." (Michel de Montaigne)
"Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce." (William Shakespeare)
"As palavras ditas sem reflexão, inspiradas pela cólera, não deitam raízes em parte alguma; porém quando sugeridas pelo ciúme alastram-se quais plantas parasitas, crescem e deitam ramagem sobre a árvore que é o coração, ensombrecendo-o." (Friedrich de Schiller)